Piracicaba, 14 - A chuva da madrugada de segunda-feira (10/01) assustou comerciantes da Ceagesp, provocando alagamento e perda de muitos produtos hortifrutícolas. O acumulado de 143 mm (Inmet) concentrou-se em um curto espaço de tempo – entre 06h a 13h da segunda – impossibilitando a drenagem da água dentro do entreposto.
Diversos produtos foram danificados pela água, acarretando em descarte. Estima-se que os principais prejuízos foram para comerciantes de frutas, pois estes tendem a se concentrar em boxes que se localizam em níveis mais baixos.
Colaboradores do Cepea, que atuam na compra e venda de cebola, relataram que não foram tão atingidos pelo alagamento, pois estão localizados em lugares mais elevados dentro da Ceagesp. Apenas algumas cargas chegaram a ser danificadas pela água e, consequemente, descartadas. Bulbos presos em caminhões afetados por água no motor não também não tiveram qualidade afetada.
A maioria dos prejuízos obtidos será responsabilidade dos comerciantes que atuam dentro da Companhia, mas alguma pequena parcela pode ser convertida ao produtor – principalmente aqueles com maior fluxo de negociações. O contrato de comercialização varia muito do combinado na hora da venda, havendo uma maior tendência de o pagamento ocorrer após 30 dias do material entregue.
Fonte: hfbrasil.org.br