Piracicaba, 13 – As importações de cebola seguem altas na parcial do ano, mas já diminuíram em maio quando comparadas a abril. No acumulado entre janeiro e maio, o volume trazido ao Brasil totalizou 226,5 mil toneladas, 176% superior ao do mesmo período de 2023. A receita gasta teve também um incremento significativo, com aumento de 333% ante ao valor dos primeiros cinco meses do ano anterior.
Ainda que a entrada em maio tenha sido alta, já houve sinais de recuo, com outras praças nacionais ofertando o produto. Entre abril e maio/24, houve redução de 3,8% no total do volume de entrada.
Mesmo que a produtividade e a qualidade dos bulbos do Cerrado, de São Paulo e do Nordeste tenham sido prejudicadas nestes últimos meses – em decorrência do cenário climático adverso (chuvas e altas temperaturas) no primeiro quadrimestre do ano, a gradual normalização da oferta já tem ocorrido, cenário que deve limitar a entrada de mais produtos estrangeiros. Colaboradores do Hortifrúti/Cepea relataram que o número de pedidos na fronteira de Porto Xavier (RS), assim como os estoques argentinos, já tem diminuído. Desta forma, as expectativas são de que até julho as praças nacionais já sejam autossuficientes para suprir a demanda brasileira.
Fonte: hfbrasil.org.br e Comex Stat