Piracicaba, 27 – Durante o mês de fevereiro, o mercado de cebolas nacional foi afetado pela dificuldade de comercialização, e os preços registraram queda em relação a janeiro. Em Ituporanga (SC), a média de fevereiro foi de R$ 2,31/kg, recuo de 8,6% frente ao mês anterior. Apesar da desvalorização, os preços se mantiveram em níveis satisfatórios, suficientes para cobrir os custos (estimados em R$ 1,53/kg) e garantirem uma boa margem de lucro ao produtor.
O que gerou a “calmaria” no mercado foi a dificuldade de aceitação dos altos preços anteriores pelos compradores, enquanto produtores seguravam os estoques – que possuem boa qualidade. Ainda há um bom volume disponível para comercialização nas praças catarinenses, mas a expectativa é de melhora no escoamento a partir de março, com a finalização da safra no PR e RS.
A região Sul é a principal fornecedora no período, sendo que os estados do Paraná e do Rio Grande do Sul praticamente esgotaram a comercialização da safra em fevereiro. As regiões de Ituporanga (SC) e Lebon Regis (SC) finalizaram a colheita, e as cebolas encontram-se armazenadas para serem escoadas até maio.
Fonte: hfbrasil.org.br