Piracicaba, 17 - Nesta semana (13 a 17/12), a região de Ituporanga (SC) registrou alta nos preços em comparação com a semana passada, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea. A caixa 3 foi a que sofreu maior variação, apresentando uma alta de 18,5%, fechando o preço da semana com uma média de R$ 1,97/kg. O motivo é que a oferta disponível não tem sido suficiente para atender a demanda crescente de outras regiões.
Assim como na semana passada, os produtores continuam não conseguindo atender todos os pedidos, uma vez que a colheita das cebolas de ciclo médio e longo ainda estão começando a ser colhidas. O maior volume continua sendo de valessul e está sendo difícil encontrar cebola curada, então a maior parte das cebolas estão sendo vendidas ainda verdes. O motivo da maturação tardia dos bulbos é reflexo da seca que ocorreu na região previamente, durante o desenvolvimento da safra.
Na região de Lebon Régis (SC), produtores informaram que a qualidade da cebola está boa, resultado do clima seco que proporcionou bons resultados de produção. Como a sanidade dos produtos é favorável e alguns produtores optaram pelo armazenamento das cebolas para futura comercialização, espera-se nova alta de preços nesse fim de ano.
Fonte: hfbrasil.org.br