Piracicaba, 28 – No Cerrado, as chuvas na região do Triângulo Mineiro (MG) impossibilitaram a antecipação do plantio das cebolas da safra 2022. Porém, durante o mês de março (principalmente nas duas últimas semanas), o clima foi positivo para as atividades de semeio. A previsão é de que as vendas se iniciem entre o final de maio e início de junho, e os rendimentos das lavouras dependerão das condições climáticas: se não houver chuva no desenvolvimento, a qualidade e a produção dos bulbos que foram plantados nos últimos dias podem ser satisfatórias.
Nos últimos 15 dias, também não houve chuvas em Cristalina (GO); porém, as lavouras que foram plantadas anteriormente (no período mais chuvoso) foram afetadas, sendo que algumas áreas tiveram que ser replantadas. A cebola “do cedo” já foi plantada, e logo se inicia o plantio das cultivares tardias – assim que forem finalizados os plantios de alho.
Na região de Monte Alto (SP), alguns produtores começaram o plantio das mudas na semana do dia 10, e colaboradores relataram que o clima quente não estava favorável. O preço alto de insumos também reduziu os investimentos em área, refletindo em substituição por outras culturas, como o milho.
Fonte: hfbrasil.org.br