Piracicaba, 29 – Com o fim do plantio/transplantio de bulbinhos em Piedade e em Divinolândia (SP) em março, a colheita pôde se iniciar em maio. O volume de cebolas nessas praças paulistas deve ser menor neste ano, por conta dos baixos preços obtidos em 2017 – que levou produtores a diminuírem os investimentos na cultura.
Vale lembrar que, no início do segundo semestre do ano passado, quando o bulbo começou a se valorizar, a comercialização dos bulbinhos já estava finalizada. Contudo, a expectativa de produtores de SP é de que as cotações sejam mais elevadas no início desta temporada, devido ao baixo volume nacional previsto.
No Triângulo Mineiro, a colheita de cebolas também se iniciou na segunda quinzena deste mês. As chuvas registradas em dezembro/17 dificultaram o plantio na região. Com isso, a produtividade no início da safra tende a ser aquém do potencial da região, com maior incidência de cebolas de menor calibre (caixa 2) e qualidade prejudicada. Desta forma, o volume esperado de cebolas mineiras até os meses de junho e julho deve ser inferior ao esperado, o que deve manter os preços em alta.
Fonte: hfbrasil.org.br