Piracicaba, 28 - Após um longo período de mercado estagnado, a região de Ituporanga (SC) apresentou uma certa reação nos últimos dias (24 a 28/01), que se refletiu nos preços: a cebola na roça foi comercializada à média de R$ 1,85/kg, aumento de 2,8% sobre à semana passada. Esse leve reajuste pode ser explicado pela procura pelo bulbo catarinense por algumas regiões do Nordeste, que atualmente está com volume restrito. A proximidade com o início de mês também é um fator positivo.
Ainda assim, colaboradores de SC relataram que as vendas ainda foram abaixo do esperado. O polo consumidor de São Paulo está comprando um maior volume de cebola do Rio Grande do Sul e também do Paraná, como já vinha ocorrendo nas últimas semanas, o que acaba limitando o envio de cebolas catarinenses ao Sudeste. A expectativa é positiva para a próxima semana, pois colaboradores consultados esperam que, com o início de fevereiro, o escoamento continue apresentando melhores resultados. Como a colheita já foi realizada em Ituporanga, o clima seco não está afetando as cebolas diretamente. Os bulbos que estão sendo comercializados no momento são das cultivares crioula e valessul, e ambas apresentam boa qualidade.
ATENÇÃO, LEITOR! Você já fez o seu recadastramento para continuar recebendo a revista Hortifruti Brasil na versão impressa? O prazo vai até 31/01/22. Recadastre-se agora via WhatsApp, clicando na imagem ao lado.
Fonte: hfbrasil.org.br