Piracicaba, 23 - Nesta semana (19 a 23/10), as cotações de cebola seguiram o comportamento de queda no Cerrado, registrando as mais baixas da temporada de outubro: R$ 20,08 no Triângulo Mineiro e R$ 19,43/sc de 20 kg em Cristalina (GO). A parcial deste mês (até o dia 23) caiu 47% em relação à média de setembro. Essa dinâmica de mercado continua influenciada pela baixa liquidez, que dificulta o fluxo de comercialização da hortaliça, bem como pela maior disponibilidade de bulbos no País.
O aumento da oferta no Nordeste também é um dos fatores que pressionaram as cotações, no geral. Ademais, houve antecipação da colheita em MG como medida de precaução às chuvas – que são esperadas nas próximas semanas. Além disso, em Cristalina, as chuvas no final do primeiro semestre deste ano dificultaram o plantio, o que ocasionaram em atrasos na finalização das colheitas no período de calendário normal da região – uma parcela da colheita está prevista para encerrar em dezembro.
Em ambas as regiões, de acordo com a Climatempo, a segunda quinzena de outubro começou mais úmida e a previsão é de ocorram precipitações até a primeira semana de novembro, com alto risco de temporais, o que pode dificultar a retirada e reduzir a comercialização dos cebolicultores que não possuem cebolas armazenadas em galpões.
Fonte: hfbrasil.org.br