Piracicaba, 28 - O ritmo de colheita das cebolas paulistas voltou ao normal a partir da última segunda-feira (24) devido ao menor volume de chuvas.
Com as precipitações em São José do Rio Pardo e Monte Alto na semana anterior, produtores não estavam conseguindo retirar os bulbos da roça. Para os próximos dias, há previsão de novas chuvas nas duas regiões, o que pode voltar a limitar a colheita.
Em São José do Rio Pardo, está previsto um acumulado de 32 mmaté o dia 02/10, segundo a Climatempo. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a qualidade da hortaliça foi prejudicada com a umidade: algumas cebolas foram afetadas por bacterioses e enrugamento das cascas.
Como o volume aumentou, os preços recuaram esta semana e, além disso, a menor qualidade também contribuiu para desvalorização do bulbo. Parte das cebolas está estocada e, apesar de terem sido comercializadas na semana passada, ainda representam um volume considerável. A média de preços em Monte Alto ficou em R$ 0,22/kg ao produtor, queda de 25,40% em relação à semana anterior.
Fonte: hfbrasil.org.br