×
Cebola
Setembro 27, 2022
CEBOLA/CEPEA: Produção de cebola da Espanha cai 40% em 2022
Cenário pode frear importações da Europa no segundo semestre

Por Marina Marangon, Daiana Braga e Larissa Costa
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Produção de cebola da Espanha cai 40% em 2022 Ver fotos

Piracicaba, 27 – A menor área plantada de cebola e os baixos rendimentos por hectare na Espanha reduziram significativamente a produção do país em mais de 40% em comparação com a produção do bulbo em um ano normal, conforme notícia do Fresh Plaza.

A Espanha, importante produtora de cebola no continente, tem registrado boas vendas e preços satisfatórios desde o início da campanha. Neste ano, o quilo da cebola comercializada na Europa está entre 0,35 e 0,37 euro, enquanto, em 2021, o preço foi de 0,25 a 0,30 euro. Conforme o diretor da Procecam (Associação de Produtores de Cebola de Castilla-La Mancha), Luis Fernando Rubio, “os preços do ano passado não nos permitiram cobrir os custos de produção, mas este ano, é possível”.

Assim como no Brasil, os custos de produção na Espanha têm subido com força: “em apenas um ano, o custo de produção de um quilo de cebola disparou para 25 centavos de euro”, reforça Rubio, que ainda complementa que cebolas de maior calibre têm sido as mais demandadas, as quais estão bastante escassas na Espanha. Outra semelhança da Espanha com o Brasil se dá na diminuição de área, rendimento e calibre das cebolas, dificultando o atendimento de toda a demanda.

Dentre outros motivos para a redução da oferta na Europa, está a saída da Ucrânia do mercado por conta da guerra, país que estava incrementando sua oferta e suprindo bem a demanda da Ásia e Europa Oriental, superando até a produção espanhola. Em contrapartida, a Romênia passou a aumentar sua produção.

A Espanha comercializa entre 35 e 40% de sua produção de cebola no próprio país e, o restante, é enviado principalmente para o Reino Unido, Alemanha, França, Portugal, Itália e Marrocos, incluindo o Brasil. Mas o que esse cenário pode impactar no mercado brasileiro de cebola?

O envio de cebolas da União Europeia ao Brasil geralmente ocorre no segundo semestre, porém, em menor volume em relação aos primeiros meses do ano – uma vez que tradicionalmente a produção brasileira é maior no segundo semestre.

Em 2022, a oferta brasileira restrita diante da menor área plantada poderia garantir um maior volume de compras externas. Entretanto, o atual cenário do mercado na Europa (oferta restrita e preço elevado) tende a restringir as importações de lá neste ano, fazendo com que os preços permaneçam atrativos ao produtor nacional, sem a influência das importadas.

Fonte: hfbrasil.org.br e Fresh Plaza

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
área plantada
cebola
cotação
custo de produção
espanha
europa
importação
oferta
preço
produção
produtividade
rentabilidade