Piracicaba, 11 – O plantio da safra 2023 de cebolas foi iniciado em janeiro em Cristalina (GO), iniciando as colheitas em maio. Porém, para estender o período de oferta da região, produtores também plantaram em junho e julho e, com isso, o mês de outubro terá uma oferta maior de cebolas em comparação com o ano passado.
As chuvas afetaram tanto no início do ano, durante o plantio (jan-fev), quanto entre julho e agosto, no desenvolvimento e colheita das áreas precoces. Desta forma, os bulbos das lavouras “do cedo” obtiveram produtividades abaixo do esperado. Neste momento, produtores se concentram na colheita de lavouras tardias. A mudança de calendário em relação ao ano passado, quando haviam poucas localidades colhendo cebolas em outubro, se deve ao fato de tentarem escalonar a oferta de bulbos na região.
Para essas áreas, o clima quente pode ser um problema para os produtos, visto que já foram afetadas no quesito de qualidade. Além disso, o tempo úmido também vem prejudicando as cebolas. Com estes fatores, a colheita pode ser acelerada para a retirada antecipada dos bulbos do campo, visando menores problemas relacionados ao clima. Para o período, se esperam produções acima das 70 toneladas/ha.
Fonte: hfbrasil.org.br