Piracicaba, 19 - Nesta semana, a comercialização das cebolas da safra 2021/22 se iniciou na região Sul do País. Em Ituporanga (SC), a produção vem sendo satisfatória no geral, o que contribuiu para uma boa sanidade dos bulbos que estão sendo comercializados. Mesmo com boa qualidade, parte da produção está sendo vendida ainda verde, devido às chuvas que atrapalharam o período de cura e prolongaram o desenvolvimento das cebolas. Nesta semana (15 a 19/11), as cotações fecharam a R$ 1,45/kg ao produtor.
Produtores das regiões de Irati (PR) e de São José do Norte (RS) também iniciaram a comercialização, e a cotação semanal ao produtor foi de R$ 1,20/kg em ambas as regiões. Segundo colaboradores consultados, o clima firme, sem chuvas, tem sido benéfico para a colheita, mas, por outro lado, pode afetar o desenvolvimento das cebolas no campo.
De acordo com colaboradores, a procura pelo produto do Sul é aquecida, uma vez que o Cerrado e São Paulo estão encerrando a temporada e a qualidade das cebolas sulistas tem se mostrado superior.
Fonte: hfbrasil.org.br