Piracicaba, 12 - Na Ceagesp, as cebolas ofertadas nesta semana (08 a 12/07) são provenientes, principalmente, do Cerrado e do estado de São Paulo. Na primeira praça – que corresponde à Santa Juliana (MG) e Cristalina (GO) –, a qualidade é boa (sem descartes) e o volume oferecido ao mercado está um pouco maior em comparação à semana passada, o que pressionou levemente as cotações.
Em São Paulo, além dos bulbinhos de Divinolândia e Piedade, houve aumento da oferta de híbridas provenientes de São José do Rio Pardo (SP) e Monte Alto (SP) – que iniciaram a colheita na semana passada. Em São José do Rio Pardo, a qualidade foi prejudicada pelas chuvas ocorridas em abril, que permitiram o aparecimento de doenças.
Já em Monte Alto, como os preços estão em bons patamares, produtores estão retirando os bulbos antes do período ideal de maturação, sendo comercializados ainda verdes. Em relação à qualidade, está variada, mas no geral, satisfatória. Nas duas regiões, a disponibilidade ainda é reduzida, sendo o pico de oferta previsto para agosto. A média do preço da cebola híbrida caixa 3 beneficiada no atacado ficou em R$ 74,00/sc de 20 kg nesta semana.
Fonte: hfbrasil.org.br