Piracicaba, 9 - Nesta semana (06 a 10/04), a cebola argentina voltou a entrar no Brasil após retomada dos carregamentos na quarta-feira retrasada (1º/04). Com a redução dos estoques de Santa Catarina, o preço de comercialização (R$ 49/sc 20 kg) na fronteira de Porto Xavier (RS) segue atrativo aos exportadores daquele país.
Os impactos causados pelo novo coronavírus são os principais empecilhos ao aumento das comercializações entre os dois países. Além de reduzir a demanda nacional, o distanciamento social impede a aglomeração de trabalhadores argentinos nos campos e nos galpões para processamento dos bulbos, dessa forma, a oferta é limitada.
Em Ituporanga (SC), os preços fecharam a média de R$ 2,03/kg, (valor quase estável em relação à semana anterior). Nos últimos dias, houve melhora no escoamento devido aumento de pedidos pelo Nordeste, principalmente da caixa tipo 2 (bastante consumida na região).
Cebolicultores catarinenses, no entanto, “seguraram a oferta” na tentativa de conseguir preços maiores nas próximas semanas. A proximidade do término da safra de SC em maio e a baixa oferta nacional geram perspectivas otimistas ao produtor da Argentina, que, provavelmente, será o principal responsável a suprir a demanda brasileira e deve garantir bons preços.
Fonte: hfbrasil.org.br