Piracicaba, 19 – A safra de cebola se encerrou em Minas Gerais e Goiás na semana passada (11 a 14/11). A área total, cultivada nas praças do Triângulo Mineiro/Alto do Paranaíba e Cristalina (GO), teve redução de 17,84% nesta temporada em relação à passada. O recuo é explicado pela descapitalização de produtores na safra 2018, em decorrência das baixas cotações do período.
Com isso, no geral, a temporada 2019 registrou um cenário de oferta reduzida – contribuindo para as cotações elevadas. Outro fator que colaborou para os preços altos foi o maior volume de chuvas no Cerrado, que elevou a incidência de doenças fúngicas e bacterianas no início da safra e, consequentemente, limitou a produtividade das lavouras.
As cotações médias da temporada, nas praças de Cristalina e Triângulo Mineiro, da caixa tipo 3, foram de R$ 48,02/sc 20 kg e R$ 44,26/sc 20 kg, respectivamente. A rentabilidade positiva, por sua vez, permitiu a capitalização dos produtores – fator que pode incentivar futuros investimentos em área na safra 2020, cuja colheita está prevista para se iniciar em maio/20.
Fonte: Hortifruti/Cepea
Fonte: hfbrasil.org.br