Piracicaba, 18 – A comercialização da safra 2022 de cebolas foi finalizada entre o final de setembro e o início de outubro nas praças produtoras de São Paulo. No geral, a temporada permitiu bons resultados ao cebolicultor.
Em comparação a 2021, o preço foi 189% superior: a cebola “tipo” 3 beneficiada foi comercializada à média de R$ 74,95/sc de 20 kg de julho a outubro em Monte Alto e São José do Rio Pardo (SP). O que influenciou este acréscimo foi a pouca oferta nacional, devido à redução da área plantada. Assim, a rentabilidade foi bastante positiva ao produtor, com cotação 207% superior ao custo de produção. Esse resultado permitiu que o produtor se recuperasse dos prejuízos de 2021.
Com a finalização da colheita em São Paulo, restaram poucas praças ofertando cebolas no mercado. Assim, os preços em níveis altos são explicados pela baixa disponibilidade no cenário nacional, que não está sendo suficiente para atender toda a demanda. No Nordeste, o clima foi favorável (seco) desde setembro, porém Irecê (BA) e Vale do São Francisco (PE/BA) seguem com baixa oferta, o que impulsionou a demanda no Triângulo Mineiro/Alto do Paranaíba (MG) e em Cristalina (GO).
Fonte: hfbrasil.org.br