Piracicaba, 05 - Nesta semana (1º a 05/04), os preços da cebola do Sul aumentaram frente aos da semana passada devido à oferta nacional reduzida. A média de preços da caixa 3 beneficiada ficou em R$ 48,33/sc, aumento de 9,8%.
Em Ituporanga e Lebon Régis (SC), o volume ofertado é bastante baixo, com previsão de finalização de safra até o final do mês. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a cebola crioula de melhor qualidade está sendo comercializada agora, no final da safra, devido à maior capacidade de armazenamento destas.
Porém, boa parte do produto comercializado está prejudicada por doenças, como carvão e bacterioses, o que acaba reduzindo o valor de mercado. Além disso, a colheita no Nordeste retornou nesta semana, mas ainda em ritmo ainda desacelerado após as chuvas.
Diante do menor volume nacional, a entrada de cebolas argentinas em Porto Xavier (RS) se intensificou neste início de mês, auxiliando a suprir a demanda nacional. A qualidade dos bulbos argentinos é bastante favorável e vem agradando os compradores. A média da cotação na fronteira foi de R$ 50,67/sc de 20 kg.
Fonte: hfbrasil.org.br