Piracicaba, 24 – Desde o início de junho, a oferta nacional de cenouras tem subido, em decorrência do melhor cenário climático (tempo firme e temperaturas mais amenas), que favoreceu o desenvolvimento das lavouras. Nos primeiros cinco meses do ano, a restrição da oferta fez com que as cotações atingissem níveis bastante elevados, mas agora estão recuando – e já retornam a níveis considerados “normais”.
No geral, os problemas fitossanitários foram praticamente sanados, e a qualidade das raízes está ótima, com a maior parte da produção sendo classificada como “3A”, tanto em São Gotardo (MG) quanto em Cristalina (GO) e em Irecê (BA).
Por outro lado, a situação em Caxias do Sul (RS) ainda é bastante preocupante. Devido às chuvas excessivas desde o final de abril, as lavouras foram bastante comprometidas. As cenouras colhidas estão com diversos problemas de fitossanidade (como mela e pinta), e a maior parte da produção está sendo descartada, cenário que tem feito com que alguns produtores deixem a atividade, ao menos no curto prazo.
Fonte: hfbrasil.org.br