Piracicaba, 11 – O mês de outubro foi marcado por leve aumento nos preços das cenouras em todo o território nacional, mantendo a rentabilidade do produtor bastante favorável. Nas principais regiões produtoras, São Gotardo (MG) e Cristalina (GO), a caixa de 29 kg de “suja” foi vendida, em média, a R$ 28,75, valorização de 6% frente ao mês anterior. Esse cenário de alta pode ser explicado pela melhor qualidade das raízes nestas praças e pela baixa oferta nacional, devido à redução de área da safra de inverno.
Na segunda metade do mês passado, o clima esteve favorável ao desenvolvimento das cenouras, influenciando positivamente na qualidade e na comercialização, e facilitando a colheita, o plantio e o progresso da safra de verão 21/22. Ainda, chuvas esporádicas e em quantidades benéficas facilitaram o manejo das principais áreas em São Gotardo, animando produtores.
Assim, esta praça segue como a principal fornecedora do produto, sendo responsável por abastecer a demanda das demais regiões – que estão com baixo volume. A expectativa é de que as cotações se mantenham nestes níveis no decorrer de novembro, bem como a rentabilidade favorável ao produtor.
Fonte: hfbrasil.org.br