Piracicaba, 26 - O clima favorável – temperaturas amenas e sem chuvas excessivas - em São Gotardo (MG) vem favorecendo o rendimento das raízes. Nesta semana (de 22 a 26 de outubro), a produtividade teve média expressiva de 98,6 t/ha.
Devido ao melhor rendimento nas lavouras, o volume comercializado na praça aumentou e os preços caíram levemente. A caixa de 29 kg de “suja” foi vendida a R$ 22,50, em média, valor 4,7% abaixo do observado na semana anterior.
Além disso, a demanda foi menor devido ao período de fim de mês. Na parcial da safra de inverno 2018 (de agosto a outubro), a produtividade está 3,9% superior em relação ao mesmo período de 2017 em MG, quando a produção já estava elevada.
Mesmo com a maior produção, os preços permanecem superiores aos do ano anterior. O motivo para os bons resultados foi a diminuição de área em outras regiões produtoras, o que reduziu a oferta nacional da raiz.
Para a próxima semana, as previsões climáticas indicam que não haverá mudanças significativas, podendo continuar favorecendo a produção na região.
Fonte: hfbrasil.org.br