×
Cenoura
Fevereiro 17, 2022
CENOURA/CEPEA: Cotações atingem recorde em fevereiro
Clima chuvoso resulta em baixa oferta nas regiões produtoras

Por Luísa Purchio e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Cotações atingem recorde em fevereiro Ver fotos

Piracicaba, 17 – Assim como observado durante todo o mês de janeiro, os preços da cenoura continuam em alta na parcial de fevereiro (até o dia 11). Nas regiões produtoras de São Gotardo (MG) e Cristalina (GO), a raiz foi comercializada a R$ 102,18/cx de 29 kg, maior valor nominal da série histórica do Hortifruti/Cepea – e bem acima da segunda maior cotação, de R$ 70,00/cx, em fevereiro de 2016.

Esse comportamento pode ser explicado pela baixa oferta nacional na safra de verão 2021/22. Além da redução já prevista na área plantada, as condições climáticas afetaram diretamente a produção.

Nas regiões produtoras de MG, GO e BA, o elevado índice pluviométrico impediu a entrada do maquinário nas lavouras, além de favorecer a incidência de doenças nas raízes, como “mela”, aumentando significativamente a porcentagem de descartes pós-colheita. Já na região de Caxias do Sul (RS), o problema foi justamente a falta de chuvas, o que impossibilitou a irrigação e dificultou o bom desenvolvimento das cenouras, deixando-as miúdas.

Diante disso, o volume nacional é escasso e não há oferta suficiente para abastecer toda a demanda. Os preços tendem a continuar em níveis altos, uma vez que a produção ainda deve sentir o impacto do clima nos próximos meses.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Caxias do Sul
cenoura
chuva
clima
cotação
cristalina
descartes
doenças
estiagem
GO
MG
perdas
plantio
pós colheita
precipitação
preço
preço recorde
RS
são gotardo
seca