×
Cenoura
Maio 10, 2024
CENOURA/CEPEA: Enchentes no Sul afetam colheita e plantios
Danos serão calculados no médio prazo

Por Ana Clara Vilela e Renata Meneses
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Enchentes no Sul afetam colheita e plantios Ver fotos

Piracicaba, 10 - Desde o fim de abril, o Rio Grande do Sul está sendo atingido por fortes chuvas, que afetaram mais de 1,3 milhão de pessoas em 428 municípios (85% dos municípios do estado), conforme o governo estadual. Em Caxias do Sul, choveu 694 mm entre o período de 22/04 a 06/05, volume esperado para os meses de janeiro a maio, segundo o Cemaden.

A tragédia climática é agravada pela persistência das chuvas nas próximas semanas, de acordo com a Climatempo - resultado da ação conjunta de um corredor de umidade vindo da Amazônia, de uma corrente intensa de ventos e de uma massa de ar quente no Sudeste e no Centro-Oeste, que impede o avanço da umidade concentrada no Sul. Ao menos, se espera que, no fim de maio, a chuva não esteja tão volumosa como as observadas até então.

Até agora, os impactos econômicos e sociais ainda não foram totalmente avaliados, o que devem levar um tempo, já que têm sido substanciais. Particularmente para o setor da cenoura, a safra de verão, que estava em andamento e deveria seguir até julho, foi impactada pelas fortes chuvas, causando perdas nas lavouras e interrompendo a atividade de colheita e o plantio da safra de inverno.

Prejuízos também foram registrados nas estradas e nas redes de distribuição de energia elétrica. Assim, algumas localidades encontram-se sem fornecimento. Como resultado, a equipe Hortifrúti/Cepea enfrentou dificuldades no contato com os produtores ao longo desta semana, impactando na amostragem e na média representativa de preços para o período. Os poucos produtores consultados passaram um valor médio de R$ 75,00/cx de 29 kg de “suja” nesta semana (06 a 10/05).

NOTA: O CEPEA, que acompanha e analisa de perto as atividades do agronegócio no Rio Grande do Sul, captando as condições socioeconômicas de seus produtores rurais, neste lamentável momento de catástrofe climática, se solidariza com eles - e com a sociedade gaúcha como um todo - diante das substanciais perdas de renda e patrimonial, mas, acima de tudo, das vidas humanas sacrificadas.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alagamentos
amostragem
atraso do plantio
Caxias do Sul
Cepea
fortes chuvas
HF Brasil
paralisação da colheita
perdas
preço de cenoura
Rio Grande do Sul
safra de inverno
safra de verão