Piracicaba, 04 - Julho se iniciou com vendas reduzidas de cenoura. Colaboradores do Horifruti/Cepea relataram que a demanda em São Gotardo (MG) está baixa nesta semana (1° a 05/07) pois, devido ao início das férias escolares, os pedidos foram menores. Mesmo assim, como a oferta permanece escassa, os preços não se modificaram.
A caixa de 29 kg de “suja” foi comercializada a R$ 42,83. Por outro lado, as cotações da cenoura do tipo “G” caíram novamente, sendo vendidas por R$ 38,60/cx de 20 kg. O motivo é que as áreas colhidas em maio apresentaram predominância de raízes de menor calibre, o que contribuiu para o baixo rendimento. Deste modo, o tempo de solo foi prolongado, resultando em maior volume de cenouras graúdas.
Além disso, o escoamento reduzido fez com que produtores optassem por colher após o ciclo ideal de desenvolvimento. A produtividade das lavouras de São Gotardo se ampliou 29,4% no fechamento de junho em relação a maio, e alcançou média de 59,4 t/ha. No momento, o clima está auxiliando na produção e a porcentagem de descarte, que já é baixa, está dentro do esperado.
Fonte: hfbrasil.org.br