Piracicaba, 23 – O mês de junho vem sendo marcado por quedas consecutivas nos preços da cenoura em todas as praças brasileiras acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea. Na parcial do período (1° a 19/06), o preço médio da caixa de "suja" de 29 kg, em São Gotardo (MG), é de R$ 20,30, redução de 20% frente a maio.
De maneira geral, o cenário é decorrente do aumento gradual da oferta da hortaliça. Além disso, a fraca demanda também tem pressionado as cotações: as vendas são majoritariamente para supermercados e atacados, já que as atividades estão paralisadas em escolas e bastante limitadas em restaurantes (importantes compradores do produto a nível nacional).
Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, o cenário de maior oferta esperado para o segundo semestre de 2020 já tem limitado investimentos em área. Tradicionalmente, a oferta se eleva na safra de inverno devido à maior produtividade – no entanto, com a demanda enfraquecida pela pandemia de covid-19, produtores estão cautelosos quanto ao plantio. Desta forma, o volume nacional pode ser um pouco mais equilibrado neste ano, mas o baixo consumo é algo que preocupa agentes do setor.
Fonte: hfbrasil.org.br