×
Cenoura
Abril 26, 2022
CENOURA/CEPEA: Oferta se eleva em todo o território nacional
Preços caem, mas continuam garantindo rentabilidade positiva

Por Luísa Purchio e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Oferta se eleva em todo o território nacional Ver fotos

Piracicaba, 26 – Após os preços recordes atingidos em março, o mês de abril registrou queda nos valores de comercialização da cenoura. Na parcial de abril (1º a 22/04), a “suja” foi vendida à média de R$ 95,00/cx de 29 kg em São Gotardo (MG) e Cristalina (GO), redução de 27% em comparação ao mês de março.

Essa diminuição é reflexo do aumento da oferta nacional, devido à colheita de novas áreas que tiveram melhor desenvolvimento. O clima desde meados de março diminuiu os descartes, facilitou o plantio e a colheita e vem garantindo cenouras de melhor qualidade. Outro fator que impactou na queda das cotações foi a dificuldade de absorção dos altos preços pelo mercado consumidor.

Mesmo com o aumento da oferta nacional, algumas praças ainda estão com disponibilidade restrita de cenouras. É o caso de Irecê (BA), que devido à produção ainda afetada pelo clima chuvoso do início do ano, compra cenouras de Minas Gerais para abastecer o mercado regional.

Ainda que os preços tenham caído, continuam em altos patamares e garantiram rentabilidade positiva ao produtor de MG e GO. Para os próximos meses, a expectativa é de queda nas cotações, uma vez que a tendência é de que a produção continue se recuperando.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
bahia
cenoura
clima
colheita
cotação
cristalina
demanda
descarte
goiás
Irecê
Minas Gerais
oferta
plantio
preço
produtividade
qualidade
são gotardo