Piracicaba, 08 - As cotações nesta semana (04 a 08/02) foram positivas e impulsionadas pela redução na oferta. Após três semanas de recuo, os preços voltaram a subir em São Gotardo (MG). A caixa de 29 kg de cenoura “suja” foi comercializada por R$ 35,00, elevação de 16,7% frente à anterior.
O motivo dos maiores preços é que o clima está desfavorável à produção – alto volume de chuvas e temperaturas acima da média – e o volume descartado aumentou devido à elevada incidência de bifurcação nas raízes.
Além disso, as chuvas excessivas em novembro de 2018 dificultaram os trabalhos no campo e recuaram o semeio naquele período. Portanto, a área que está sendo colhida agora está menor na praça mineira.
O plantio, que foi impossibilitado entre novembro e dezembro, voltou a ocorrer nos períodos em que as chuvas deram trégua, o que pode fazer com que a colheita das próximas áreas se normalize aos poucos. Mesmo com as dificuldades no plantio - devido às precipitações -, a paralisação do plantio não resultou em redução de área.
Fonte: hfbrasil.org.br