Piracicaba, 04 - Nesta semana (30/01 a 04/02), as cotações da cenoura subiram significativamente na região produtora de São Gotardo (MG) e a caixa de 29 kg de “suja” foi comercializada a R$ 100,00, valorização de 42,90% frente à anterior. A constante queda na oferta pode justificar o aumento sucessivo nos preços.
O clima na praça segue desfavorável à produção das raízes, tanto ao plantio quanto à colheita: as fortes chuvas dificultam a entrada do maquinário nas terras e influenciaram negativamente na produção e qualidade das raízes. Doenças como a “mela” estão sendo recorrentes neste período chuvoso, o que gera muito descarte e causa um impacto ainda maior na oferta de São Gotardo, principal região produtora. Vale lembrar que os investimentos em área já tinham sido reduzidos nesta temporada de verão 2021/22.
Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a procura por raízes mineiras também foi aquecida nesta semana devido à compra realizada por outras localidades, que quase não possuem disponibilidade para abastecer a demanda interna, como a Bahia. Mesmo com os descartes e a baixa produtividade no mês de janeiro, os elevados preços foram responsáveis por garantir a rentabilidade positiva ao produtor. Para as próximas semanas, a expectativa é de manutenção do cenário.
Fonte: hfbrasil.org.br