Piracicaba, 18 – O preço da cenoura tem se elevado expressivamente em todas as praças produtoras do País neste mês, principalmente em São Gotardo (MG) e Cristalina (GO). Na parcial de fevereiro (até o dia 14), a cenoura registra cotação média de R$ 31,50/cx de 29 kg de "suja" – valor 62% superior à média de janeiro. O cenário é decorrente das menores produção e qualidade, as quais estão sendo prejudicadas pelo clima quente e chuvoso desde janeiro.
Os principais problemas relatados por produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea são mela, pinta e bifurcação – este último, mais recorrente em Goiás. A bifurcação se trata de um problema gerado pelo excesso de água no solo durante a fase de germinação (as cenouras colhidas atualmente foram plantadas em novembro), o qual, junto ao ataque de nematoides, quebram a dominância apical, dando origem às raízes bifurcadas. Assim, para evitá-los, é necessário que os produtores realizem tratos e manejos culturais adequados.
Diante deste cenário de baixa oferta nas principais regiões produtoras, a expectativa é que os preços nacionais da cenoura permaneçam firmes até março.
Fonte: hfbrasil.org.br