Piracicaba, 13 – As cotações da cenoura continuam em patamares bastante elevados. Na parcial de março (até 08/03), o preço da “3A” lavada em São Gotardo (MG) tem média de R$ 116,42/caixa de 20 kg. Apesar dos altos níveis, este preço é menor do que o de janeiro, quando ocorreu o pico, devido ao início dos problemas quanto à oferta restrita da raiz.
A qualidade aquém do esperado (devido a doenças, bifurcações e baixo calibre) está refletindo em menores valores para este mês. Mesmo com a melhora do clima desde o início do ano, as cenouras que estão sendo comercializadas são provenientes da época de cultivo e desenvolvimento em meses em que as temperaturas foram elevadas e as chuvas, volumosas.
Assim, problemas fitossanitários foram relatados de forma intensa, assim como a dificuldade de manejo. Problemas com pinta e podridão ainda têm sido vistos com frequência, ocasionando um alto volume de descarte em Irecê (BA), por exemplo.
Este cenário tende a melhorar nas próximas semanas (final de março/início de abril), já que as raízes plantadas neste início de ano – com clima favorável (temperaturas mais amenas e chuvas esparsas) devem chegar nos postos de comercialização, normalizando a oferta.
Fonte: hfbrasil.org.br