Piracicaba, 21 – O mercado de cenoura está praticamente estável neste mês: não foram registradas alterações significativas nos preços, oferta ou produtividade frente a outubro. A cotação média da caixa de 29 kg de "suja", na primeira quinzena de novembro, foi de R$ 8,00 em São Gotardo (MG), valor 37,5% abaixo das estimativas de custo (R$ 12,8/cx).
Em relação ao mesmo período do ano anterior (novembro/18), as cotações atuais estão 51,7% inferiores – tendo em vista a maior área de inverno cultivada na praça mineira nesta temporada 2019, que contribui para a elevada oferta de cenouras. Com relação à produtividade, o clima positivo também vem favorecendo a produção na praça de MG, que fechou à média de 90 t/ha em outubro.
Cerca de 75% do total da área da safra de inverno deve ser comercializada até o final de novembro. Já em dezembro, alguns produtores devem iniciar a retirada das raízes de verão. A expectativa, portanto, é de melhora nos preços nas próximas semanas, uma vez que o clima mais quente e chuvoso (comum neste período do ano) tende a reduzir a produtividade nas lavouras.
Fonte: hfbrasil.org.br