×
Cenoura
Novembro 21, 2019
CENOURA/CEPEA: Preços estão inferiores aos custos neste mês
Cenário deve melhorar em dezembro?

Por Eduarda Pinheiro, Daniel J. Gonçalves e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Preços estão inferiores aos custos neste mês Ver fotos

Piracicaba, 21 – O mercado de cenoura está praticamente estável neste mês: não foram registradas alterações significativas nos preços, oferta ou produtividade frente a outubro. A cotação média da caixa de 29 kg de "suja", na primeira quinzena de novembro, foi de R$ 8,00 em São Gotardo (MG), valor 37,5% abaixo das estimativas de custo (R$ 12,8/cx).

Em relação ao mesmo período do ano anterior (novembro/18), as cotações atuais estão 51,7% inferiores – tendo em vista a maior área de inverno cultivada na praça mineira nesta temporada 2019, que contribui para a elevada oferta de cenouras. Com relação à produtividade, o clima positivo também vem favorecendo a produção na praça de MG, que fechou à média de 90 t/ha em outubro.

Cerca de 75% do total da área da safra de inverno deve ser comercializada até o final de novembro. Já em dezembro, alguns produtores devem iniciar a retirada das raízes de verão. A expectativa, portanto, é de melhora nos preços nas próximas semanas, uma vez que o clima mais quente e chuvoso (comum neste período do ano) tende a reduzir a produtividade nas lavouras.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cenoura
Cepea
colheita de cenoura
custo de produção de cenoura
mercado de cenoura
oferta de cenoura
produção de cenoura
produtividade