×
Cenoura
Janeiro 19, 2021
CENOURA/CEPEA: Preços podem cair ainda mais até o fim de janeiro
Safra de verão ganha força e eleva oferta em MG

Por André Camarotti e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Preços podem cair ainda mais até o fim de janeiro Ver fotos

Piracicaba, 19 – O mês de janeiro se iniciou com queda nas cotações das cenouras em quase todo o território nacional – exceto nos estados do Sul.

O mercado começou a dar indícios de baixa já na segunda quinzena de dezembro de 2020, quando as vendas ficaram abaixo do esperado em MG e GO durante as festividades de Natal e Ano Novo. Além disso, com o início da colheita da temporada de verão, os preços médios daquele mês tiveram leve queda de 6,8% em relação a novembro, sendo a caixa de 29 kg de "suja" comercializada por R$ 28,26. Ainda assim, a rentabilidade dos produtores permaneceu positiva, com preços bem superiores aos custos.

Com a chegada de 2021, a colheita da safra de verão ganhou força, principalmente em São Gotardo (MG), o que elevou a oferta de cenoura. Com isso, os preços caíram de forma significativa: na parcial de janeiro (1° a 15/01), a caixa de 29 kg de "suja" foi comercializada à média de R$ 22,85, valor 19% inferior ao de dezembro.

No início de fevereiro, a expectativa é que ocorra um maior descarte nas lavouras, devido ao clima quente e úmido de verão – o que pode amenizar a maior oferta de raízes no mercado.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
colheita da safra de verão de cenoura
cotação de cenoura
HF Brasil
oferta de cenoura
preços de cenoura
produção de cenoura