×
Cenoura
Março 17, 2022
CENOURA/CEPEA: Preços recordes garantem rentabilidade positiva
Chuvas constantes resultaram em menor oferta, doenças e descartes

Por Luísa Purchio e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Preços recordes garantem rentabilidade positiva Ver fotos

Piracicaba, 17 – O mês de março está sendo marcado pelo aumento expressivo dos preços da cenoura em todo território nacional. Nas principais praças produtoras, São Gotardo (MG) e Cristalina (GO), a caixa de 29 kg de “suja” foi vendida, em média, a R$ 130,28 na parcial deste mês (até o dia 11), recorde real de toda a série histórica do Hortifruti/Cepea, iniciada em 2008. Mesmo com a baixa qualidade e o maior percentual de descarte, o preço elevado garantiu rentabilidade positiva aos produtores.

O cenário é justificado pela baixa oferta em todas as regiões, devido às condições climáticas desfavoráveis. Em MG e GO, as constantes chuvas assolaram as plantações, causando doenças e descartes. Já no RS e no PR, a seca prejudicou o desenvolvimento das raízes, deixando a qualidade inferior ao padrão de comercialização “AAA”. Além disso, na BA, a qualidade foi fortemente afetada, inviabilizando a venda para consumo humano e tendo como destino a ração animal.

No início de março, alguns produtores mineiros já iniciaram o plantio da variedade de inverno, por ser mais resistente à incidência de nematoides e diminuir o descarte. O adiantamento da safra de inverno, por sua vez, pode amenizar a restrição de oferta, mas ainda se espera manutenção de altos preços.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cenoura
chuva
cotação
cristalina
descarte
doenças
GO
MG
nematoide
oferta
PR
preço
preço recorde
produtividade
qualidade
RS
safra de inverno
safra de verão
são gotardo
seca