Piracicaba, 15 - A produtividade das cenouras em São Gotardo (MG) se elevou nesta semana (11 a 14/03), pois as áreas que estão sendo colhidas no momento tiveram menor impacto das chuvas no período de plantio e desenvolvimento das raízes.
Colaboradores do Hortifruti/Cepea relataram que o volume de raízes bifurcadas diminuiu consideravelmente, o que reduziu o descarte e elevou a disponibilidade de cenoura. Por outro lado, a mela está mais recorrente e ocorre na fase de pós-colheita, ocasionada pelo clima quente e úmido.
Ainda assim, a média do rendimento teve expressivo aumento em relação a fevereiro: a média nesta primeira quinzena foi de 59,9 t/ha, montante 47,5% superior ao mês anterior.
Produtores mineiros disseram que as chuvas estão constantes em São Gotardo e, para a próxima semana (17 a 23/03) o volume pluviométrico deve ser de 85 mm, segundo a Climatempo, o que pode continuar favorecendo o aparecimento de mela.
Espera-se que a oferta não suba de forma significativa até o fim de março e, com isso, as cotações podem permanecer elevadas. Mesmo com o aumento da produção, a oferta ainda foi reduzida e, nesta semana, o preço da “suja” teve leve aumento de 3,6% e a caixa de 29 kg foi comercializada por R$ 36,25.
Fonte: hfbrasil.org.br