Piracicaba, 23 – A oferta nacional de cenoura está elevada, uma vez que todas as praças produtoras acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea registram produtividade positiva. Em agosto, o rendimento em São Gotardo (MG) esteve 7,8% superior ao do mesmo período de 2018, quando a produção já estava elevada.
Neste cenário, os preços de setembro/19 estão inferiores aos do mesmo mês do ano passado e continuam recuando – se aproximando, inclusive, dos custos de produção. Apesar da retração na área nacional de cultivo da safra 2019, alguns produtores do Cerrado Mineiro se animaram com o panorama de mercado no primeiro semestre e plantaram maior área em junho e julho.
Esta produção, por sua vez, está refletindo em maior disponibilidade de mercadoria no momento. Assim, na parcial de setembro (1° a 20/09), os preços recuaram 38% em relação a agosto.
Com o clima seco auxiliando na produção, a expectativa é de que a oferta permaneça alta nas próximas semanas e as cotações, reduzindo. Com relação à safra de verão 2019/20, o semeio já se iniciou e deverá se intensificar no próximo mês.
Fonte: hfbrasil.org.br