Piracicaba, 10 – A colheita da safra de verão de cenoura se iniciou entre o final de novembro e início de dezembro, na região de São Gotardo (MG) – principal praça produtora do País. Porém, os preços ainda estão baixos: a caixa de 29 kg de cenoura "suja" vem sendo comercializada na média de R$ 8,00 há nove semanas consecutivas.
Apesar da ocorrência de chuvas intensas e constantes nos últimos dias, o cenário de elevada oferta permanece, como consequência do aumento da área colhida nesta época – uma vez que o plantio se elevou entre agosto e setembro. Desta forma, a rentabilidade da cultura tem sido bastante limitada na praça, fechando novembro com cotações 19,5% abaixo dos custos, estimados na média de R$ 9,96/cx.
Para o final deste mês e início de 2020, é esperado que a oferta se reduza. Isso porque, com mais produtores colhendo variedades de verão, a produtividade tende a diminuir, consequência de maior incidência de doenças e problemas no pós-colheita – tendo em vista o clima quente e chuvoso do verão.
Fonte: hfbrasil.org.br