Piracicaba, 18 – A demanda por laranja in natura paulista esteve retraída nesta semana (14 a 18/08) em comparação à anterior. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, tem ocorrido, inclusive, certa pressão de compradores sobre os valores praticados no momento. Assim, nesta semana, a pera foi negociada à média de R$ 16,97/caixa de 40,8 kg, na árvore, leve baixa de 0,8% em relação ao período anterior.
Além do clima mais frio e chuvoso em São Paulo, esta pressão pode também estar associada à redução do valor oferecido pela variedade no spot por uma das grandes processadoras – fator que preocupou citricultores e comerciantes no correr desta semana (receosos de que a fruta voltasse a se desvalorizar no mercado de mesa).
No caso da lima ácida tahiti, o escoamento da fruta também esteve comprometido. Com os preços ainda elevados, a variedade está menos atrativa ao consumidor brasileiro e também no exterior. Assim, a média parcial de comercialização da tahiti, de R$ 38,88/cx de 27 kg, colhida, foi 13,9% inferior à da semana passada.
Fonte: hfbrasil.org.br