Piracicaba, 04 – Após dois meses em queda, os preços da laranja para o mercado de mesa devem voltar a subir em junho. O impulso aos valores deve vir da intensificação do processamento industrial da fruta – mais fábricas entram em operação neste mês, limitando, consequentemente, o volume de laranja no segmento in natura.
Agentes acreditam que, embora a demanda pela fruta nesta época do ano geralmente seja menor, por conta da redução das temperaturas, a oferta de laranja no mercado in natura ainda deve ficar abaixo da procura. Além da previsão de uma safra pequena, os baixos estoques de suco de laranja estão fazendo com que a demanda das fábricas por matéria-prima se mantenha aquecida.
Os preços de negociação da laranja já chegaram a reagir na segunda quinzena em maio, logo depois da divulgação da estimativa de safra pelo Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) indicando menor colheita. Atentos a esse cenário, muitos produtores já deixaram de colher a fruta para o mercado de mesa, no intuito de atender às indústrias.
Fonte: hfbrasil.org.br