×
Citros
Junho 3, 2024
CITROS/CEPEA: Com preços recordes, produtor tem maior poder de compra em 2024/25
Capacidade de investimento também está maior nesta temporada

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CITROS/CEPEA: Com preços recordes, produtor tem maior poder de compra em 2024/25 Ver fotos

Piracicaba, 03 – Os preços recordes da laranja posta na indústria paulista (contratos de curto e novos de longo prazo) para a safra 2024/25 devem impulsionar o poder de compra do citricultor frente aos insumos agrícolas. Além disso, as desvalorizações de importantes itens utilizados na cultura, como fertilizantes, também favorecem o poder de compra do produtor.

No infográfico abaixo, é possível observar que, nos dois Projetos. a quantidade de caixas de laranjas necessárias na temporada 2024/25 para a compra de fertilizantes está abaixo da safra anterior, evidenciando que o poder de compra do citricultor frente a este insumo cresceu.

Inclusive, o poder de compra do produtor na safra 2024/25 deve ser o maior desde 2018 – início da base de dados de custos dos dois projetos. A única exceção é em relação ao tratamento de HLB dos pomares no Projeto 1, na região Centro-Sul. Isso porque, diante do recente forte avanço da doença, o número de pulverizações aumentou, elevando os custos. E, ainda que, neste caso, a relação de troca 2024/25 não seja a melhor desde 2018, está acima da temporada passada, favorecida pela valorização da fruta.

No caso da colheita, os Projetos 1 e o 2 devem precisar, respectivamente, de 34% e 30% menos caixas de laranja para pagar o gasto com esse item por hectare cultivado, o equivalente a cerca de 70 caixas a menos por hectare frente ao ano anterior.

A safra 2024/25 promete ser também promissora para o poder de compra do citricultor para aquisição de máquinas e equipamentos e, sobretudo, para a formação do pomar. Para os pomares em sequeiro, com adensamento médio, a estimativa é de que o investimento em três anos de formação (por hectare) seria equivalente, atualmente, à venda de 620 caixas de laranja de 40,8 kg – no caso do Projeto 1. Já um pomar irrigado, mais adensado, seria equivalente hoje à comercialização de 932 caixas de laranja – no caso do Projeto 2. Isso representa, em média, queda de 30% frente à safra passada.

Assim, no geral, mesmo com uma possível queda de produtividade nos pomares na temporada 2024/25, a rentabilidade pode ser positiva na citricultura. Isso pode ser observado no Indicador de Produtividade de Nivelamento. Esse Indicador mostra quantas caixas por hectare são necessárias para pagar os custos da temporada 2024/25 como também a depreciação e o custo de oportunidade do capital investido. Uma produtividade acima de 570 caixas por hectare no Projeto 1 já permitiria rentabilidade positiva, enquanto no Projeto 2 precisaria colher mais de 722 caixas por hectare. Com base nestes números, a atual temporada é um bom momento para que o produtor intensifique o controle do psilídeo e mantenha a sanidade das lavouras em produção e em formação.

Mesmo com todos esses números sinalizando um cenário positivo para a retomada de novas áreas com laranja, é importante destacar que as incertezas quanto ao avanço do HLB nos pomares e seu impacto na produção ainda permanecem. Assim, vale a ressalva que a tomada de decisão depende da realidade local do produtor. Os projetos publicados na edição de maio são modelos no qual a hipótese básica é baixa infestação inicial da doença na propriedade, independentemente da média de incidência da região. A recomendação é de que cada citricultor reveja seus números, pois uma produtividade baixa inviabilizará uma rentabilidade positiva, mesmo diante da perspectiva de preços recordes.

Saiba mais lendo a matéria de capa completa da revista Hortifruti Brasil.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
citricultura
citros
colheita
custo de produção
defensivo
fertilizante
greening
HLB
insumo
investimento
laranja
poder de compra
preço
produtividade
rentabilidade