Piracicaba, 13 – A aproximação do feriado da Paixão de Cristo, 14, tem favorecido as vendas domésticas e externas de lima ácida tahiti, impulsionando as cotações nesta semana (10 a 13/04). Além disso, agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea relatam que muitos produtores teriam reduzido a colheita da variedade desde a semana passada, no intuito de valorizar a tahiti. Neste cenário, a fruta fechou com média de R$ 15,85/cx de 27 kg, colhida, nesta semana, alta de 24,8% em relação à anterior.
A comercialização de laranja in natura, por sua vez, está praticamente estável nesta semana frente à anterior. Alguns colaboradores do Hortifruti/Cepea, no entanto, afirmam que houve leve aumento da procura entre segunda e terça-feira, 10 e 11 (fundamentados no período de pagamento dos salários e no clima mais quente).
Mesmo assim, os preços de todas as variedades foram pressionados no decorrer dos dias, tanto pela baixa qualidade das frutas disponíveis quanto pela maior oferta. Além disso, a proximidade do feriado também limita as vendas. Nesta semana, a laranja pera registra média de R$ 31,55/caixa de 40,8 kg, na árvore, queda de 8,3% em relação à anterior.
Fonte: hfbrasil.org.br