Piracicaba, 29 – Assim como em maio de anos anteriores, a Hortifruti Brasil traz orçamentos dos custos de produção de laranja da safra 2024/25 para dois modelos, chamados aqui de “Projeto 1” e “Projeto 2”. Diante do avanço do HLB e dos consequentes novos custos de produção, ajustes técnicos foram realizados para esta edição.
No geral, as estruturas de tais propriedades representativas são organizadas de acordo com as recomendações técnicas de consultores do setor. Os aspectos que diferenciam esses dois Projetos frente a um modelo mais tradicional de produção na citricultura são: a maior escala de produção, o maior adensamento, erradicação de plantas sintomáticas mais replantio e calendário de pulverizações intensas, tanto na bordadura quanto no interior dos talhões.
O Projeto 1 representa uma fazenda de produção de laranja na região centro-sul do estado de São Paulo, com cultivo em sequeiro e adensamento moderado. O Projeto 2 representa uma propriedade irrigada no norte do estado paulista e de adensamento superior. É importante destacar que, com o avanço do HLB, as recomendações técnicas têm evoluído com a rotação de moléculas e com o aumento das pulverizações nos talhões, além da erradicação de plantas sintomáticas.
Saiba mais lendo a matéria de capa completa da revista Hortifruti Brasil.
Fonte: hfbrasil.org.br