Piracicaba, 16 – A produção de laranjas da Flórida deve ser baixa por mais um ano. Segundo estimativa do USDA, divulgada na última quinta-feira, 12, a colheita da safra 2023/24 no estado norte-americano deve totalizar apenas 20,5 milhões de caixas de 40,8 kg, das quais 7,5 milhões de caixas correspondem às variedades precoces e de meia-estação e 13 milhões, às laranjas valências.
Apesar de o número ser considerado baixo, ainda ficou 30% acima da temporada anterior, que foi atingida por dois furacões – o Ian (em setembro de 2022) e o Nicole (em novembro de 2022). Ainda que o furacão Idalia tenha passado pela Flórida no final de agosto deste ano, o fenômeno foi bem menos intenso que os do ano passado e também não atingiu significativamente as áreas de citros do estado.
Este cenário, juntamente com a baixa oferta brasileira, está mantendo as cotações do suco de laranja concentrado e congelado em alta. Na Bolsa de Nova York (ICE Futures) o vencimento Novembro/23 fechou em US$ 5.605,39/tonelada no dia da divulgação, 12, alta de 1,9% frente ao dia anterior e o dobro (+95%) do valor registrado há um ano.
Fonte: hfbrasil.org.br e USDA