Piracicaba, 10 – A terceira reestimativa do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), divulgada nesta quinta-feira, 10, indica que a produção de laranja na safra 2021/22 no estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro deve totalizar 264,14 milhões de caixas de 40,8 kg, mesmo número previsto em dezembro, e 10% abaixo do estimado no início da temporada.
Segundo o Fundo, apesar da retomada das chuvas mais frequentes desde outubro do ano passado, elas não vieram a tempo de reverter os impactos da seca. O volume acumulado de maio/21 a janeiro/22 ainda ficou distante da média histórica para o período – 25% abaixo da normal climatológica. Com isso, o crescimento das laranjas foi prejudicado na safra, com menor peso médio. Vale lembrar, porém, que os frutos colhidos em fevereiro e março deste ano deverão ser um pouco maiores, já que foram beneficiados pelas recentes chuvas.
O volume, por sua vez, continua insuficiente para recompor os estoques de passagem das indústrias paulistas. Segundo a CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos), o total armazenado no final da safra 2021/22 (em junho de 2022) deve ficar entre 170 e 190 mil toneladas de suco, em equivalente concentrado, abaixo do patamar estratégico de 250 mil toneladas. Vale lembrar, porém, que a entidade deve divulgar, ainda neste mês, sua atualização desta estimativa.
Fonte: hfbrasil.org.br, Fundecitrus e CitrusBR