Piracicaba, 27 – A citricultura da Flórida, bastante fragilizada pelos impactos do greening, está sendo ameaçada por um novo risco: a passagem do furacão Ian pelo estado norte-americano. Segundo o National Hurricane Center, a partir de amanhã de manhã o fenômeno poderá atingir o solo da Flórida como um grande furacão bastante perigoso.
Inundações de diferentes intensidades poderão acontecer, principalmente no centro da Flórida, além de ventos fortes. Estas condições podem trazer danos à citricultura local, tanto pelos alagamentos (que, se atingirem pomares, podem apodrecer as plantas, dependendo da duração da inundação) quanto pelos ventos, que podem derrubar frutas, folhas e até mesmo árvores inteiras, como ocorreu em 2017 com a passagem do furacão Irma. Vale lembrar que, no momento atual, a safra 2022/23 da Flórida está próxima do início da colheita, previsto para meados de outubro.
Neste cenário, as cotações do suco de laranja na Bolsa de Nova York (ICE Futures) já estão em alta: hoje, o vencimento novembro chegou a operar com alta superior a 2%, se aproximando do maior nível em seis anos, segundo a Agência Estado.
Fonte: hfbrasil.org.br, National Hurricane Center e Agência Estado