Piracicaba, 04 – Os primeiros sinais de recuperação da laranja de mesa foram observados nesta semana (31/07 a 04/08), em São Paulo. Com o retorno do período letivo, a procura pela variedade foi favorecida, mesmo que ainda lentamente. Assim, a média de comercialização da pera, nesta semana, foi de R$ 16,51/cx de 40,8 kg, na árvore, aumento de 3,8% em relação ao período anterior.
Vale destacar que as médias semanais da variedade registravam quedas consecutivas desde março/17 – rompidas apenas por um leve aumento de 0,4% na semana de 17 a 21/07. Para agosto, porém, a perspectiva de colaboradores do Hortifruti/Cepea é de que a intensificação das entregas de pera às grandes indústrias paulistas reduza o volume disponível no mercado – cenário que pode elevar as cotações a partir de agora. Este maior recebimento de pera, inclusive, tem sido observado desde a semana passada.
Outro cítrico que teve aumento da demanda nos últimos dias foi a tangor murcote. Com o encerramento da safra de tangerina poncã paulista, a procura por esta fruta deve continuar se elevando. Por outro lado, com a intensificação da demanda, mais produtores têm colhido a variedade – o que já impacta os preços nas roças. Assim, a média da murcote nesta semana foi de R$ 30,53/cx de 40,8 kg, na árvore, leve recuo de 0,7% em relação à anterior.
Fonte: hfbrasil.org.br