Piracicaba, 22 – Os preços da laranja pera operam em patamares históricos neste ano, tanto no segmento in natura quanto no industrial. O impulso vem da oferta restrita da atual safra e da elevada demanda por parte da indústria.
Levantamento do Cepea mostra que a caixa de 40,8 kg da laranja pera comercializada no mercado de mesa registra média de R$ 100,00, na árvore, na parcial desta semana (segunda a quinta-feira), valorização de 1,19% frente à anterior e um novo recorde real da série histórica do Cepea, iniciada em 1994 para a variedade – os valores foram deflacionados pelo IGP-DI de julho/24.
A indústria de suco de laranja enfrenta uma escassez crítica de estoques, levando processadoras a adquirir o máximo possível dos volumes disponíveis de fruta, incluindo aquelas que normalmente não seriam processadas, como as que caíram no chão, devido ao greening ou à seca. Além disso, empresas têm sido bastante agressivas nas compras de novos lotes de frutas, havendo uma competição com o mercado in natura.
Fonte: hfbrasil.org.br