Piracicaba, 25 – Enquanto a demanda por laranja segue baixa em São Paulo, por outro lado, tem se elevado para a tangor murcote nas últimas semanas – fator comum durante a safra desta variedade e, principalmente, após o encerramento da oferta de poncã.
Mesmo abaixo das médias de 2016 (quando a oferta da fruta foi impactada pelo clima desfavorável durante o desenvolvimento, em 2015), as cotações da murcote, na parcial deste mês, estão em bons patamares. Nesta semana, a média da variedade foi de R$ 34,43/cx de 40,8 kg, na árvore, alta de 2,4% em relação ao período anterior – registrando a terceira valorização semanal consecutiva.
No caso da lima ácida tahiti, nem mesmo a interrupção da colheita, em decorrência das chuvas, foi suficiente para impulsionar os preços da fruta. Com a baixa absorção dos mercados interno e externo, houve "sobra" da variedade. Assim, a média de comercialização da tahiti nesta semana (21 a 25/08), foi de R$ 37,92/cx de 27 kg, colhida, queda de 2,5% em relação à da semana passada. Para os próximos dias, a expectativa de colaboradores do Hortifruti/Cepea é de que a oferta se eleve no estado, uma vez que o calibre e a qualidade dos frutos nos pés devem melhorar.
Fonte: hfbrasil.org.br