Piracicaba, 10 – O cenário de otimismo quanto à produção da Flórida em 2019/20 foi confirmado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Em sua primeira estimativa de safra, divulgada nesta quinta-feira (10), o Departamento afirmou que a colheita do maior estado produtor de suco de laranja dos EUA deve totalizar 74 milhões de caixas de 40,8 kg, volume 3% superior ao da temporada 2018/19 (de 71,7 milhões de caixas). Esta é a segunda recuperação consecutiva da produção local.
Segundo o relatório, o clima foi considerado favorável ao desenvolvimento das laranjas em todas as fases de produção – sendo que a única região com problemas decorrentes de seca foi a de Indian River. Neste cenário, o tamanho da fruta tem sido superior ao da temporada passada.
O relatório destacou, ainda, que a passagem do furacão Dorian pela costa da Flórida não afetou a produção citrícola. Este fator, por sua vez, estimulou ainda mais o otimismo de produtores quanto aos bons resultados previstos para 2019/20.
Em agosto/19, a primeira previsão (não oficial) referente à safra local, divulgada pela consultora Elizabeth Steger, foi também positiva, de 73 milhões de caixas de 40,8 kg de laranja, aumento de 2% em relação à temporada anterior. Mesmo que leve, o avanço é um alento a agentes da Flórida, visto que, de 2011/12 a 2017/18, a produção recuou sucessivamente, devido aos severos danos do greening nos pomares locais e aos efeitos adversos do clima (como o furacão Irma).
Fonte: hfbrasil.org.br e USDA