Piracicaba, 10 – Hoje, 10, o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) divulgou a primeira reestimativa para a safra 2024/25 de laranjas do estado de São Paulo e do Triângulo Mineiro. Segundo a entidade, o cinturão citrícola deve colher 215,78 milhões de caixas de 40,8 kg, 30% menos que a temporada anterior, que foi de produção dentro da média.
A diminuição em relação à primeira projeção deve-se ao menor tamanho dos frutos, devido ao clima quente e seco – ainda pior do que o esperado. O clima também acelerou o ritmo de colheita (por acelerar a maturação), havendo previsão de que mais da metade da safra seja colhida sob este cenário de seca, já que previsões meteorológicas indicam retorno das chuvas apenas a partir da última semana de setembro.
Assim, se acentua o desequilíbrio entre a oferta e a demanda por laranjas, o que tende a manter os preços firmes para esta fruta. Ainda neste mês, a CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos) divulgará o fechamento dos estoques ao fim de 2023/24 (em junho de 2024), permitindo uma melhor análise do cenário futuro.
Fonte: hfbrasil.org.br e Fundecitrus