Piracicaba, 11 – A segunda reestimativa da safra 2017/18 de laranja, divulgada hoje (11), pelo Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), aponta produção de 385,2 milhões de caixas de 40,8 kg em São Paulo e no Triângulo Mineiro. O volume é quase 3% superior ao da última estimativa, de setembro, e 57% maior que o da temporada anterior (2016/17), finalizada em 245,3 milhões de caixas. Caso se concretize, esta pode ser a maior oferta desde 2012/2013.
Conforme o Fundo, o resultado positivo foi beneficiado pelas chuvas acima da média histórica no início da safra (entre abril e junho/17), bem como pelo retorno das precipitações entre outubro e novembro nas principais regiões produtoras (374 mm acumulados, segundo a Somar Meteorologia), após um período de estiagem entre julho e setembro. A maior umidade, por sua vez, resultou em frutos maiores e mais pesados em comparação com as estimativas anteriores. Além do clima, o desenvolvimento foi favorecido pela intensificação dos tratos culturais nesta temporada.
A colheita da pera rio já está em 89%, enquanto a de valência e de folha murcha está em 58% e a de natal, em 50%. Considerando todas as variedades, cerca de três quartos da produção já foram colhidos.
Fonte: Fundecitrus