Piracicaba, 10 – A safra 2019/20 do cinturão citrícola (São Paulo e Triângulo Mineiro) deve aumentar 36% em relação à atual temporada (2018/19). Segundo a primeira Pesquisa de Estimativa de Safra (PES), divulgada nesta sexta-feira, 10, pelo Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), a produção deve totalizar 388,89 milhões de caixas de 40,8 kg de laranja.
A estimativa vai ao encontro das expectativas de agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, os quais apostavam em aumento de até 40% em relação à temporada passada – fundamentados no bom desenvolvimento dos pomares em todas as regiões produtoras, no clima favorável no segundo semestre de 2018 (com calor moderado e chuvas bem distribuídas) e na retomada dos investimentos. Segundo o Fundo, além do clima positivo em todas as fases de desenvolvimento, outro fator que colaborou com o aumento da produção foi a menor safra em 2018/19, tendo em vista que as plantas puderam "se recuperar" para a nova temporada.
O cenário, por sua vez, já valorizou em 1% os contratos futuros do suco de laranja concentrado e congelado (FCOJ) na Bolsa de Nova York, em relação a ontem. Nesta manhã, o contrato julho operou a US$ 1.362,60. A primeira reestimativa da safra será divulgada pelo Fundecitrus em setembro.
Fonte: hfbrasil.org.br e Fundecitrus